Bayer renova cooperação no segmento da soja

A Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS) e a Divisão Crop Science da Bayer estão renovando a cooperação bem-sucedida de 2015 para ajudar os produtores de soja a certificarem suas culturas de acordo com os padrões da RTRS. O aumento da demanda por soja responsável é um dos principais incentivos para os produtores ampliarem ainda mais a certificação de suas culturas. A Certificação garante que a soja – na forma de matéria-prima ou subproduto – seja originária de um processo ambientalmente correto, socialmente adequado e economicamente viável.

A RTRS criou o Padrão de Produção de Soja Responsável para garantir a produção de soja sem desmatamento e com um impacto real e positivo para os trabalhadores, comunidades e o meio ambiente. Em 2017, cerca de 4 milhões de toneladas de soja certificada pela RTRS foram disponibilizadas no mercado – um aumento de 900 mil toneladas em relação a 2016. Esses valores se encaixam na tendência de crescimento anual da oferta. Ou seja, o volume de soja produzido atualmente, de acordo com os padrões mais rigorosos, transparentes e holísticos em matéria de certificação ambiental e social, aumentou em vários milhões de toneladas, sem que a produção causasse qualquer desmatamento.

“Queremos contribuir para uma produção de soja ambientalmente, economicamente e socialmente sustentável. E a certificação é uma ferramenta importante para esse objetivo. Nós incentivamos os agricultores a seguirem padrões de sustentabilidade como o da RTRS para que seus negócios se tornem mais sustentáveis e lucrativos no longo prazo”, afirmou Bernd Naaf, Head de Negócios e Comunicações da Divisão Crop Science da Bayer.

O acordo é complementado pelo programa Valore, realizado pela Bayer na América Latina. O programa oferece aos produtores de soja várias vantagens como: uma visita de diagnóstico, um plano de ação, atividades de treinamento, uma visita pré-auditoria e facilitação para auditorias realizadas por terceiros. Essa cooperação, que inicialmente focava o Brasil, agora será estendida à Argentina e, no futuro, poderá também se estender aos produtores de soja em outros países da América Latina.

Além disso, a Comissão Europeia (CE) anunciou a reprovação de uma versão atualizada do módulo específico sobre biocombustíveis do padrão RTRS. A Diretriz da UE sobre Energias Renováveis define critérios para todos os biocombustíveis produzidos ou consumidos na UE para garantir que sejam produzidos de forma sustentável e ambientalmente correta. A RTRS oferece um sistema de certificação que pode ser utilizado pelas empresas para comprovar o cumprimento desses critérios e, dessa forma, comercializar soja e produtos derivados e à base de soja no mercado de biocombustíveis da UE.

Foto: Divulgação Bayer