BASF reúne os principais sementeiros do Brasil para discutir os desafios na proteção de sementes

CC_41330O tratamento industrial de sementes é considerado um dos principais processos para o estabelecimento de uma lavoura de alto potencial produtivo.  Esta prática não só permite controle das principais pragas e doenças de solo, mas também pode impedir a entrada do patógeno nas plantações de soja.

Pensando nisso, a BASF reuniu no município de Indaiatuba (SP)  sementeiros, pesquisadores e consultores para discutir as perspectivas do setor. Os participantes do evento Semear representaram 80% da produção nacional de sementes e puderam conhecer e trocar experiências com pesquisadores, empresas de consultoria e de serviços sobre a importância das boas práticas agrícolas.

Mairson Santana, gerente de Marketing de Tratamento de Sementes e Biotecnologia da BASF ressalta que o Brasil tem diferentes condições de solo, clima, e tratos culturais, que resulta em diversos potenciais produtivos. A BASF acompanha este cenário e investe constantemente em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para minimizar os desafios de produtividade nas lavouras.

 “A decisão está nas mãos do produtor, e ele precisa pensar o que é mais caro: o investimento em sementes de boa qualidade ou uma lavoura mal estabelecida e com falhas? O tratamento industrial da semente com inoculantes, fungicidas e inseticidas é uma prática essencial, pois assegura a proteção do cultivo no solo e contribui para um bom desenvolvimento da planta”, acrescenta Mairson.

A área de Seed Solutions da BASF oferece soluções completas e eficientes para o tratamento industrial de sementes, com destaque para o inoculante biológico longa vida Granouro®  e o fungicida e inseticida Standak® Top.

Para Airton Francisco, diretor da Sementes Jotabasso, o produtor só consegue uma boa produtividade se investir em sementes com alta qualidade fisiológica e um tratamento de sementes adequado.

Ricardo Balardin, pesquisador do Instituto Phytus também destacou que o investimento em sementes corrige as falhas da lavoura, por meio do vigor de estabelecimento ao cultivo. “Se o produtor tiver algum problema no momento de semeadura, como por exemplo, a profundidade de semeadura, qualidade da semente ou não realizar um tratamento adequado de sementes, a produtividade da soja pode ser comprometida antes mesmo da emergência das plântulas, e o prejuízo pode atingir até 25%”.

 

Foto: CC_41330