BASF oferece proteção solar e diminuição de temperatura dos carros

Light Stabilizers - metal coatingMesmo nas estações mais frias do ano, a exposição solar intensiva e os raios UV podem ser prejudiciais para os plásticos utilizados nos automóveis e contribuir para o aumento da temperatura no interior dos carros com cores escuras. Para solucionar esses problemas, a BASF oferece soluções customizadas para seus clientes da indústria automotiva, com o objetivo de tornar a experiência a bordo do automóvel ainda mais agradável.

Os plásticos têm sido cada vez mais utilizados na produção de automóveis, por conta de suas vantagens como peso reduzido, versatilidade no design do projeto e custos mais baixos, sendo utilizados na produção de painéis de instrumentos e de portas, consoles, porta-luvas, entre outros. Para garantir a manutenção da aparência e durabilidade com proteção contra a ação dos raios UV e o envelhecimento térmico, a BASF oferece o aditivo para plástico Tinuvin® 880. Essa solução proporciona resistência aos raios UV, bem como melhora na estabilidade térmica, crucial para aplicações em interiores. Ele também é projetado para melhorar as propriedades secundárias, relacionadas à produção industrial, eliminando defeitos como deposição no molde e pegajosidade superficial, mesmo em materiais que contenham antirrisco.

No caso de automóveis com cores escuras, a temperatura no interior fica mais alta por conta da maior absorção de radiação solar. Para solucionar esse problema, os pigmentos funcionais pretos Lumogen® Black e Sicopal® Black reduzem o aquecimento indesejado dos tons escuros. Em alguns casos é possível cortar quase pela metade o efeito da luz solar, o que significa uma diferença considerável, uma vez que a cor branca reflete 80% da luz solar visível enquanto a preta, apenas 5%. Os pigmentos podem ser utilizados na pintura interna e externa dos plásticos e auxiliam ainda a manter a força da construção e a durabilidade do material, podendo ser responsáveis pela diminuição de cerca de 10º C da temperatura.

Essa redução e a proteção contra os raios UV, além de trazer mais conforto para o motorista e passageiro, ainda pode ser responsável pela redução de consumo de combustível, especialmente em países tropicais com temperaturas altas, como o Brasil, uma vez que automóveis com cores escuras exigem mais energia do ar condicionado para chegar à temperatura ideal, o que influencia o consumo.

Foto: Divulgação BASF