BASF investe em empresa de reciclagem de carbono LanzaTech

A BASF Venture Capital GmbH investirá na LanzaTech, uma empresa de biotecnologia com sede em Chicago, Illinois, EUA. Com a utilização de micróbios especiais, a LanzaTech desenvolveu uma tecnologia para fermentação de gás que permite que o etanol seja produzido a partir de gases residuais que contêm monóxido de carbono e hidrogênio. Ao reutilizar os fluxos de resíduos ao invés de incinerá-los, as indústrias podem reduzir as emissões de dióxido de carbono.

A tecnologia patenteada da LanzaTech está sendo utilizada em escala comercial na siderurgia, onde o monóxido de carbono de gases residuais (gases de escape) pode ser convertido em etanol. O etanol pode ser usado como matéria-prima para a produção de diesel, gasolina ou combustível para aviação. O portfólio da empresa inclui outros bioquímicos além do etanol, como químicos especializados e intermediários, que podem ser usados como matéria-prima em outros processos de produção química. A tecnologia também tem grande potencial para tratar e reciclar fluxos de resíduos na indústria química e para despejo de resíduos municipais.

“A LanzaTech oferece uma tecnologia promissora permitindo que o resíduo industrial e os fluxos de resíduos não utilizados sejam reciclados”, diz Markus Solibieda, Diretor Executivo da BASF Venture Capital. “Ajudamos nossos clientes e a sociedade por meio da química criada com o melhor uso dos recursos disponíveis, e trabalhamos para integrar cada vez mais a sustentabilidade a todos os nossos processos comerciais. O investimento em tecnologias que ajudam a reduzir as emissões de dióxido de carbono é parte deste esforço”.

“O investimento da BASF nos ajudará a alcançarmos nossa meta de um Futuro Inteligente em Carbono”, diz Jennifer Holmgren, CEO da LanzaTech. “A experiência da BASF na criação de química sustentável que beneficia a sociedade está alinhada à nossa visão de reciclagem de carbono, onde capturamos e reutilizamos o carbono de resíduos para construir itens úteis para o dia a dia, substituindo a matéria-prima fóssil e mantendo o céu azul para todos”.

Foto: Divulgação BASF