BASF inaugura laboratório modular para tintas automotivas em sua fábrica de Münster

A divisão de Tintas da BASF inaugurou um novo laboratório para tintas automotivas em sua fábrica em Münster, Alemanha. O conceito de laboratório Lean busca assegurar processos otimizados, digitalizados e transparentes, além de promover o uso eficiente dos recursos na área do laboratório em toda a Europa. Metodologias discretas de trabalho dos colaboradores do laboratório e a utilização de procedimentos padronizados e automatizados permitem à BASF atender as demandas futuras do mercado de forma rápida e flexível. Somado a isso, a equipe de trabalho em Münster recebe apoio de uma máquina dosadora no laboratório que foi especialmente desenvolvida pela BASF, sendo a única de seu tipo na indústria de tintas.

“Os colaboradores da BASF cooperam lado a lado com todas as principais montadoras automotivas ao redor do mundo para desenvolver tecnologias avançadas para tintas. Por meio da digitalização de processos, da utilização otimizada de recursos e da automação, nós podemos responder de forma ainda mais eficiente e atender às necessidades de nossos clientes,” afirma Dirk Breem, presidente da Divisão de Tintas da BASF. Desde 2014, a BASF investiu € 24 milhões para reformar completamente o laboratório existente para esse propósito específico, que incluiu a adição de um andar.

A instalação agora conta com quatro andares de laboratórios bem iluminados e arejados com escritórios espaçosos e com um laboratório de última geração que é totalmente integrado digitalmente.

Os processos especializados de trabalho são projetados de forma inteligente, a fim de fomentar o desenvolvimento de produtos focados no cliente, fabricação de amostras de tinta e a realização de testes de aplicação. Um conceito otimizado de logística também assegura que todos os materiais para o trabalho rotineiro – e para este trabalho apenas – estejam disponíveis, o que impacta positivamente a eficiência na utilização de recursos.

A máquina de dosagem de laboratório – única do seu tipo na indústria de tintas – foi especificamente construída para o laboratório de Münster e assegura a qualidade do trabalho. A BASF colaborou com o fabricante de maquinários FRICKE Dosing + Fillings Sytems, de Minden, Alemanha, para desenvolver a máquina. Com 12 metros de comprimento e pesando cerca de 8 toneladas, ela é capaz de fabricar fórmulas padrão a partir de 300 matérias-primas líquidas. “Costumam dizer que a digitalização afeta a todos. O laboratório Lean da BASF demonstra como certos cargos, como técnico de laboratório de tintas, estão sendo redefinidos. Continua sendo importante o foco em pesquisar as características e aparência das cores e tintas, mas isso acontece hoje em um ambiente de alta tecnologia. Profissionais que ocupam esse cargo precisam de conhecimento em química, tecnologia e TI também. Isso para mim prova que o treinamento vocacional é moderno. É atraente. É o ponto inicial de uma carreira,” afirma Karl-Josef Laumann, Ministro do Trabalho, Saúde e Assuntos Sociais do Estado de North Rhine-Westphalia, na Alemanha.

Todas as ordens de serviço e experimentos realizados em parceria dentro do laboratório são armazenadas e documentadas digitalmente, o que promove a transparência, reprodutibilidade e a transferência de conhecimento entre unidades fabris. “O laboratório Lean em Münster é um projeto piloto. Desde o final de 2017, temos coletado experiências que podemos utilizar para introduzi-lo em outras fábricas na Europa: em Würzburg, Alemanha; Guadalajara, Espanha; e Clermont, França. O laboratório Lean é o nosso novo padrão europeu e vai criar muitas possibilidades para intensificarmos o desenvolvimento de produtos e responder, de forma flexível, a novos desafios”, destaca Wolfgang Reckordt, responsável pelo Desenvolvimento de Produtos da Europa na divisão de Tintas Automotivas OEM da BASF.

Divulgação: BASF