Audi intensifica pesquisas em combustíveis sintéticos

A1713664_largeA Audi vem sistematicamente construindo sua estratégia no conceito de e-combustível. Junto aos parceiros Ineratec GmbH e Energiedienst Holding AG, a empresa tem planos para um novo complexo piloto para a produção do e-diesel em Laufenburg, na Suíça. Pela primeira vez, a energia necessária será fornecida a partir da fonte renovável de energia hidrelétrica. A instalação terá capacidade para produzir cerca de 400 mil litros por ano.

Nos últimos anos, a Audi vem conduzindo pesquisas ecologicamente corretas sobre combustíveis com base em CO2, como e-gás, e-gasolina ou e-diesel sintético. “No projeto de Laufenburg, graças às novas tecnologias, seremos capazes de produzir o e-diesel com eficiência em unidades compactas, tornando-a mais econômica. O complexo piloto combina os setores de potência, calor e mobilidade, tornando possível armazenar energia renovável”, afirma Reiner Mangold, chefe de Desenvolvimento de Produtos Sustentáveis da Audi AG.

O Audi e-diesel tem potencial para tornar a combustão convencional dos motores para operar quase totalmente como neutro em CO2. Para produzi-lo, a planta converte a energia hidrelétrica em combustível sintético. Um princípio químico é aplicado: a energia “verde” gerada pela usina hidrelétrica produz hidrogênio e oxigênio por meio da eletrólise da água. No próximo passo, o hidrogênio reage com o CO2, usando uma tecnologia de microprocessos inovadora e muito compacta. O CO2 pode ser obtido da atmosfera ou de gases residuais biogênicos, e assim como todos os e-combustíveis da Audi, essa é a única fonte de carbono. Longas cadeias de compostos de hidrocarboneto são formadas. No processo final, eles são separados nos produtos finais Audi e-diesel e ceras, que são usadas em outras áreas da indústria.

Há planos para produzir as primeiras remessas de e-diesel em Laufenburg já no início do próximo ano. A Audi e as empresas parceiras Ineratec e Energiedienst AG vão enviar o pedido de planejamento para a instalação nas próximas semanas. A construção começa no início de 2018.

Foto: Divulgação Audi