Audi e Huawei assinam memorando de entendimento para cooperação estratégica

A Audi ganhou um forte parceiro para o desenvolvimento de veículos inteligentes conectados. O fabricante de automóveis assinou um memorando de entendimento, para uma cooperação estratégica com a empresa chinesa de informação e telecomunicações Huawei, em Berlim. O acordo faz parte de uma ampla parceria entre empresas dos dois países, iniciada pelo primeiro-ministro chinês Li Keqiang e pela chanceler alemã Angela Merkel.

“Estamos intensificando nossa pesquisa conjunta com a Huawei na área de Veículos Inteligentes Conectados”, explicou Saad Metz, vice-presidente executivo da Audi China, acrescentando: “Nosso objetivo é melhorar a segurança e otimizar os fluxos de tráfego para criar cidades inteligentes. Os conceitos serão inicialmente concentrados no mercado chinês”.

Veículos Inteligentes Conectados permitem que informações relevantes sejam trocadas com o ambiente circundante. Para conseguir isso, os carros precisam de uma conexão de dados estável e de alta qualidade. A expansão dessa comunicação requer pesquisas e desenvolvimento intensivos. A cooperação entre a Audi e a Huawei também se destina a facilitar o avanço contínuo da direçãoautomatizada e a digitalização dos serviços no ambiente de veículos. Para esse fim, as partes também concordaram em desenvolver conjuntamente programas de treinamento para fortalecer as habilidades dos especialistas em tecnologia, em ambas as áreas.

“Estamos entrando em uma nova era de Veículos Inteligentes Conectados, que verá o surgimento de novas sinergias tecnológicas entre tecnologia da informação e comunicação e as indústrias automotivas”, comentou VeniShone, presidente da LTE Solution, Huawei, acrescentando: “Com o aumento da inovação em conectividade móvel, a Huawei está empenhada em transformar a experiência na direção.”

Trabalhando em cooperação com a Huawei e as autoridades chinesas, a Audi se tornou a primeira fabricante estrangeira de automóveis a participar da primeira implementação do “LTE-V” em estradas públicas na megacidade de Wuxi, no leste da China, em 2017. “LTE-V” é um padrão de comunicação móvel, especialmente adaptado para carros conectados. Os motoristas recebiam informações de trânsito em tempo real via conexões com sistemas de semáforos e de monitoramento de vídeo nos cruzamentos.

Em setembro de 2018, o projeto entrará em sua próxima fase no “World Internet of ThingsExposition” em Wuxi, com uma gama ainda maior de aplicações.

Foto: Divulgação Audi