adidas anuncia uniformes das seleções para Copa do Mundo da Rússia

5a00b31060500-reduzirfotos-com

A adidas revelou os uniformes que serão usados pelas seleções para a Copa do Mundo FIFA de 2018. Cada camisa é inspirada em uniformes históricos das seleções, mas trazido para o século 21 com alta tecnologia e inovação.

“A adidas criou tantos produtos inovadores e olhares através das décadas que se tornaram verdadeiros ícones no mundo do futebol. Queremos comemorar esses ícones no mundo de hoje. Os fãs sentem o mesmo, eles têm o desejo de autenticidade e progressão. Eles querem algo que imediatamente possam se identificar, mas, ao mesmo tempo, precisa conter as últimas inovações e tecnologias de hoje”, afirma Juergen Rank, diretor sênior de Design. 

A nova camisa da campeã mundial Alemanha é uma interpretação moderna de um dos mais famosos uniformes do país de todos os tempos – a camisa de 1990. Ela se baseia no design clássico, mas com uma silhueta melhorada e retrabalhada com as 3 faixas pretas passando pelo peitoral em tons diferentes. O detalhe fica por conta da frase “Die Mannschaft” (“o time”, em português) na nuca. Além disso, a camisa terá o emblema dourado de campeão na frente da camisa.

O uniforme da Rússia, país anfitrião, é uma interpretação moderna da usada pela União Soviética durante os Jogos Olímpicos de 1988, onde o time ganhou o ouro contra o Brasil. A camisa vermelha apresenta linhas brancas sólidas que se deslocam das costas, passando pelos braços até chegar ao peito, oferecendo um olhar moderno e ousado. Nas costas levam a bandeira russa, a águia e a frase “Вместе К Победе”, algo como “Juntos para a vitória”.

5a00b38506939-reduzirfotos-comA Argentina celebra o 125º aniversário da AFA incorporando sutilmente louros (um elemento-chave do brasão argentino) nas icônicas listras azuis e brancas. Feitas com um moderno pixel óptico, oferecendo um estilo contemporâneo, as listras possuem um relevo combinado de louros e o número 125. Além disso, duas estrelas douradas acima do distintivo celebram as duas Copas do Mundo conquistadas pelo país em 1978 e 1986.

A camisa da Espanha homenageia uma das mais famosas do país – a da Copa do Mundo de 1994 nos EUA. Possui um design gráfico dinâmico composto de diamantes em vermelho, amarelo e azul. Os diamantes representam a velocidade, energia e estilo de futebol que se tornou tão associado à equipe nacional.

A nova camisa da Colômbia apresenta um design gráfico azul e vermelho nas laterais, destacando as cores da bandeira colombiana enquanto reinterpreta e faz referência ao design usado na Copa do mundo de 1990. A camisa apresenta um sinal na parte de trás do pescoço que diz “UNIDOS POR UN PAIS” (Unidos por um país).

A camisa do Japão tem inspiração no design do vestuário artesanal japonês. O gráfico imita o artesanato tradicional da técnica de costura Sashiko, que é feita por fios ásperos brancos na base tingida em azul. O uniforme apresenta uma nova tonalidade de azul com tons de vermelho e branco em representação da bandeira nacional. Uma assinatura na nuca comemora momentos importantes da história do futebol da JFA.490238

Inspirado em desenhos do início da década de 1990, a camisa do México é a transição perfeita do estádio para a rua. A camisa é uma base verde com um gráfico que começa na cintura e vai até a direção do peito. O detalhe nas costas diz “Soy México” (Sou México), que completa o novo uniforme.

A Bélgica apresenta uma camisa muito querida pelos seus torcedores. Inspirada no uniforme usado na Europa de 1984, com retângulos estilizados nas cores amarelas, vermelha e preta. O brasão da federação fica no centro da camisa, com as listras icônicas da adidas na lateral.

Fotos: Divulgação adidas