10º Dia da Engenharia Brasil-Alemanha: Engenhando a Sociedade Digital

No dia 23/10, em São Paulo, acontecerá o 10º Dia da Engenharia Brasil-Alemanha: Engenhando a Sociedade Digital, promovido pela Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha (VDI-Brasil).

Na ocasião, por meio de diversas palestras de players no mercado brasileiro, será discutida a transformação digital enquanto technology-push, a qual expande a caixa de ferramentas do engenheiro para enfrentar desafios no âmbito do desenvolvimento sustentável. Sensorização, análises e simulações de dados oferecem uma base inédita para desenvolver novas tecnologias, produtos e soluções para atingir os “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, definidos pela ONU.

O conceito Desenvolvimento Sustentável consiste em três pilares – econômico, ambiental e social. Ações destinadas ao tema precisam levar em consideração os seus impactos nas dimensões citadas acima, a fim de evitar efeitos adversos. Todavia, a frequentemente miopia temporal e/ou falta de informação quanto aos efeitos transversais fazem com que decisões equivocadas sejam tomadas. Por isso, as discussões dos painéis serão divididas nesses três pilares:

Inovação Inclusiva (Pilar Social)

O Brasil é um dos países mais diversos em termos de culturas, ideias, etnias, paisagens e realidades socioeconômicas do mundo. Ao incluir a diversidade de mindset advinda dessas diferenças no sistema de inovação nacional, sua capacidade de encontrar soluções disruptivas cresce significativamente. No Dia da Engenharia Brasil-Alemanha, a VDI-Brasil vai demonstrar que a combinação entre a diversidade e uma engenharia nacional de excelência pode tornar o Brasil uma referência global em inovação inclusiva.

Infraestrutura Digital (Pilar Econômico)

A infraestrutura digital abrange todas as estruturas técnicas, bem como instituições regulatórias e administrativas necessárias para criar, processar, distribuir e acessar informações digitais. Sem que o conjunto desses elementos, em todos os níveis do sistema produtivo, comporte, otimize e acompanhe o crescimento das atividades digitais, não pode haver uma transformação ou revolução industrial. O painel reúne os principais stakeholders no Brasil, a fim de discutir esses desafios de curto, médio e longo prazo no país.

Smart Farming (Pilar Ambiental)

Com a evidente vantagem comparativa da agropecuária brasileira em termos de recursos naturais, hídricos e biológicos, o país é considerado o principal celeiro do mundo para o futuro. A fim de contribuir para alimentar uma população global de 9 bilhões de pessoas até 2050, ganhos expressivos em termos de produtividade e eficiência são indispensáveis.

O conceito do Smart Farming, referindo-se à incorporação de inteligência digital às práticas agropecuárias, exemplifica as novas oportunidades de conciliar desenvolvimento com sustentabilidade social, econômica e ambiental.

O painel visa demonstrar avanços e hiatos existentes para a exploração sustentável de todo potencial do agronegócio brasileiro por meio de novas tecnologias, e identificar potenciais de cooperação bilateral entre a engenharia no Brasil e na Alemanha.

Além disso, durante o evento, será lançada a nova edição da Revista Engenharia Brasil-Alemanha, uma publicação anual. A edição reúne reportagens sobre os hiatos e potencialidades na formação de engenheiros no Brasil.  Acontecerá, também, após o coffee break, a entrega do 4º Prêmio VDI-Brasil – Destaque da Engenharia Brasil-Alemanha, em que o engenheiro aeronáutico e cofundador da EMBRAER, Ozires Silva, será o contemplado.

Acesse aqui para conferir a programação completa e fazer o seu credenciamento.

Divulgação: VDI