Zona do euro começa o ano mais otimista


O instituto alemão Ifo, de pesquisa econômica, registrou uma ligeira melhora no índice que mede o clima econômico na zona do euro. Após duas quedas seguidas, a confiança dos empresários chegou a 84,6 pontos para o primeiro trimestre do ano, contra 83,7 nos últimos meses de 2011. A pesquisa foi feita em parceria com a Câmara de Comércio Internacional, em Paris.  



Apesar da melhora, o índice ainda está abaixo da média de 109 pontos, registrada no período de 1996 a 2011. Apenas na Alemanha e na Estônia a situação econômica foi considerada “boa”, conforme a pesquisa. Na Finlândia e na Eslováquia o resultado foi “satisfatório”.



Na maioria dos países da zona do euro, entretanto, o clima econômico foi considerado “fraco” ou desfavorável” frente ao trimestre anterior. É o caso de países como Áustria, Holanda, Bélgica, Irlanda, França e Itália. As piores avaliações foram registradas na Grécia, em Portugal, na Espanha e em Chipre.



As perspectivas para a zona do euro nos próximos seis meses são melhores em relação ao último trimestre, mas ainda são consideradas negativas para a maior parte dos países, segundo o Ifo. O instituto prevê queda nas taxas de inflação em quase todos os países, com um índice de aumento de preços em 2,3% em 2012. No entanto, há previsão de valorização do dólar em relação ao euro.

SXC
SXC