ZF anuncia oferta de compra para Haldex

CC Pixabay StockSnapA ZF anunciou uma oferta pública para a Haldex Aktiebolag (publ) (“Haldex”), fornecedora de produtos de frenagem e sistemas de suspensão a ar para veículos comerciais, listada na NASDAQ de Estocolmo. A ZF ofereceu SEK 100,00 (moeda sueca) por ação da Haldex em espécie, precificando a empresa em SEK 4,4 bilhões.

Além de ter tido a oferta recomendada unanimemente pelo Conselho de Administração da Haldex, Göran Carlson, presidente do conselho de administração da empresa e seu maior acionista também a aceitou. O executivo representa 5,7% do número total de ações e votos no conselho da empresa.

A combinação de negócios entre ambas as companhias representa uma oportunidade para ambas as empresas, além de expandir conjuntamente seu valor para o cliente no fornecimento de veículos comerciais especialmente em driveline e chassis, incluindo o negócio de freios e suspensão a ar, assim como megatendências futuras em mobilidade, como previsto na estratégia para 2025 da ZF.

Com os sistemas de freios da Haldex para veículos comerciais, a ZF poderá atender a toda a cadeia funcional de veículos comerciais, de forma alinhada à sua meta de tecnologia, que é de fazer com que os veículos vejam, pensem e ajam autonomamente. Além disso, poderá transferir as tecnologias de eficiência de consumo de combustível, direção autônoma e segurança conhecidas em carros de passeio para veículos comerciais, o que contribuirá para a mobilidade mais segura no trânsito.

Dr. Stefan Sommer, CEO da ZF, disse: “Acreditamos que as empresas são realmente complementares e que sua combinação oferecerá um valor único para todas as partes interessadas. Estamos confiantes em nossa capacidade de contribuir com a continuidade do desenvolvimento da Haldex sob o ponto de vista de sua liderança tecnológica, alcance global e acesso ao cliente, combinados com sua eficiente gestão”. 

Magnus Johansson, membro e porta-voz do Board da Haldex, disse: “As competências sólidas da ZF em desenvolvimento de eletrônicos e software, assim como seu alcance global e o acesso a clientes oferecem uma oportunidade para fortalecer ainda mais a Haldex, permitindo, assim, que a companhia continue seu desenvolvimento futuro de sistemas de frenagem e expansão de seu portfólio atual de produtos.”

A oferta se condiciona, entre outras coisas, à aceitação dos acionistas da Haldex, no que diz respeito à ZF tornar-se proprietária de mais de 90% das ações emitidas e em circulação na empresa. A transação anunciada está também sujeita à aprovação das autoridades de concorrência. Em breve, a ZF registrará a transação com as autoridades competentes.

Foto: CC/Pixabay/StockSnap