WEF divulga estudo sobre comércio internacional

Foi divulgado nessa quinta-feira (18) o relatório com o ranking de Viabilidade Comercial Global, realizado pelo World Economic Forum – WEF (Fórum Econômico Mundial ), instituição sem fins lucrativos cujo carro chefe é o Fórum de Davos, que acontece anualmente na Suíça.


Entre os 125 países pesquisados, o Brasil manteve-se estável no ranking, ocupando a 87ª posição – a mesma de 2009. Para Erik Camarano, diretor presidente do Movimento Brasil Competitivo, empresa que desenvolve as pesquisas da WEF no país, o resultado foi positivo.


“O Brasil conseguiu bom resultado com a manutenção da posição no ranking. Isso evidencia a força da economia brasileira, que não apenas recuperou-se muito rapidamente da maior crise internacional desde 1929, como também o fez sem necessitar de quaisquer medidas protecionistas sobre nossas atividades de comércio exterior”, destacou.


A Alemanha foi o país que apresentou o melhor desempenho no grupo das grandes economias mundiais, ficando na 13ª posição do ranking (uma a menos em relação ao ano passado), à frente dos EUA, que caiu da 16ª para a 19ª posição.

WEF/Youssef Meftah
WEF/Youssef Meftah