Vendas da UE para o Brasil aumentam

As vendas da União Europeia (UE) para o Brasil registraram uma forte expansão nesse ano. De janeiro a agosto, o mercado brasileiro importou 54% a mais de produtos europeus, na comparação com igual período de 2009, segundo dados da Comissão Europeia.


O resultado mostra que o País foi o mercado no qual as vendas europeias tiveram maior crescimento em todo o mundo. China (39%) e Turquia (36%) completam a lista.


Nesse período, os países que registraram o maior crescimento nas vendas para a UE foram Rússia (42%), China (28%) e Índia (27%).


Balança


Os dados da Comissão Europeia indicam que a balança comercial entre o Brasil e os países do bloco europeu ficou zerada nos primeiros oito meses de 2010. A valorização do real e a forte demanda interna seriam as principais razões para o aumento das importações.


Os números do governo brasileiro, no entanto, ainda mostram superávit para o Brasil em relação à Europa. No acumulado de janeiro a setembro, mês ainda não contabilizado pela UE, o superávit foi de US$ 2,1 bilhões.

Ute Grabowsky/photothek.net
Ute Grabowsky/photothek.net