UE quer aumentar parcerias com países do Leste

Começou hoje (8) a Conferência de Autoridades Regionais e Locais para a Parceria com países do Leste (CORLEAP), organizada pelo Comitê das Regiões da União Europeia, na cidade de Poznan, na Polônia.

A iniciativa tem como objetivo aproximar prefeitos e líderes políticos dos países do bloco de autoridades e parceiros do Leste Europeu e de países situados na fronteira do continente com a Ásia. Além disso, a Presidente do Comitê das regiões, Mercedes Bresso, acredita que dar peso para as decisões tomadas por líderes locais é um avanço conquistado pelo bloco.

A reunião conta com a presença de 36 prefeitos e representantes da União Europeia, Armênia, Azerbaijão, Bielorrússia, Geórgia, Moldova e Ucrânia, que pretendem aprovar projetos e angariar fundos para a formulação de acordos de livre comércio e liberalização gradual de vistos.

Os dirigentes acreditam que o desenvolvimento político dos países vizinhos impacta diretamente na prosperidade e estabilidade da União Europeia, e que é importante desenvolver parcerias que promovam a democracia local, direitos humanos e, principalmente, a participação da sociedade civil.

Nos dias 29 e 30 de setembro, representantes da CORLEAP irão apresentar para os chefes de Estado dos países do Leste as intenções dos projetos de aproximação, em Varsóvia, também na Polônia.