UE lança projeto que ajuda jovens em busca de emprego


Atualmente, a União Europeia (UE) conta com mais de 5,5 milhões de jovens em busca de um emprego. Para reverter essa situação, a Comissão Europeia (CE) anunciou o lançamento de um projeto-piloto que tem como objetivo ajudar os jovens a encontrarem vagas de trabalho em todo o território da UE.



Em sua fase inicial, “O seu primeiro emprego Eures” procura melhorar a mobilidade entre fronteiras atendendo 5 mil jovens, entre 18 e 30 anos. Para isso, a Comissão pretende transformar a Eures – rede que reúne os serviços de emprego dos estados-membros – em um serviço de emprego unificado para o bloco.  



Segundo a Comissão, o novo funcionamento da rede Eures irá conferir mais transparência ao mercado laboral europeu. Assim, as ofertas disponíveis de emprego estarão acessíveis, através de um portal na internet, às pessoas em busca de trabalho em toda a UE. Nessa plataforma, os empregadores também terão acesso a uma lista de candidatos com as competências adequadas para as vagas oferecidas.



Por enquanto, foram selecionados quatro serviços de emprego da Alemanha, Espanha, Dinamarca e Itália, que irão ajudar os jovens a localizar oportunidades de emprego em outras nações.



O Comissário Europeu para Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão, László Andor, afirmou que o projeto-piloto marca o primeiro passo na criação de um serviço de colocações mais personalizado e eficiente. Talvez, ajudar as pessoas com qualificações pertinentes a encontrar um emprego além das fronteiras de seu próprio país seja uma das soluções para a crise de desemprego na Europa”.



Ainda, as pequenas e médias empresas, de até 250 trabalhadores, podem solicitar apoio financeiro para cobrir parte dos custos com a formação de trabalhadores recém- contratados.



O documento Job Mobility Bulletin”, publicado ontem (21) junto com outros dois estudos de suporte ao funcionamento da iniciativa, analisa as ofertas de emprego colocadas no portal da Eures e evidencia as melhores oportunidades. Atualmente, a maior parte das procuras concentra-se nas seguintes profissões: vendedores, operadores de serviços financeiros, trabalhadores domésticos e empregados de serviços de restauração.

Divulgação Comissão Europeia
Divulgação Comissão Europeia