UE e China assinam acordo de cooperação agrícola


O comissário europeu para Agricultura e Desenvolvimento Rural, Dacian Ciolos, e o ministro chinês da Agricultura, Han Changfu, assinaram, em Pequim, nesta segunda-feira (11), um plano de cooperação em Agricultura e Desenvolvimento Rural. “Baseado em relações já estabelecidas entre a China e a União Europeia, o plano vai dar um novo ímpeto à nossa parceria e trazer benefícios mútuos, ao propor uma relação mais forte e mais próxima na agricultura, para que possamos enfrentar juntos os desafios bilaterais e internacionais de forma mais eficiente”, aponta o texto divulgado pela Comissão Europeia em seu site oficial.



De acordo com o órgão, os dois lados vão ganhar, particularmente, com o compartilhamento de ideias, melhores práticas e soluções inovadoras. UE e China devem tratar da segurança alimentar, bem como dos desafios ambientais, de modo a tornar a agricultura mais sustentável e intensificar as relações comerciais agrícolas. A agricultura orgânica também será um dos setores prioritários na cooperação.



“Esse plano é um novo passo em nosso compromisso de enfrentar conjuntamente desafios comuns – em particular, segurança alimentar, desenvolvimento rural e mudança climática. Podemos abordar essas questões estabelecendo uma relação mais próxima na agricultura, nos níveis bilateral e internacional, através de projetos e ações concretas”, ressaltou Dacian Ciolos.



O ministro Han Changfu completou: “Eu estou confiante de que, com nossos esforços combinados, a cooperação agrícola entre a China e a UE vai, seguramente, auferir benefícios mútuos, resultados ‘ganha-ganha’ e desenvolvimento comum”.



O comércio de produtos agrícolas e de alimentos entre o bloco europeu e o país asiático vem crescendo firmemente nos últimos anos. A UE é, atualmente, o terceiro maior mercado para as exportações chinesas na área e o quinto maior fornecedor de produtos para o mercado chinês. Projetos pilotos no âmbito do Diálogo UE-China em Agricultura, estabelecido em 2005, foram lançados com sucesso, como a Força-Tarefa em Biotecnologia Agrícola e Alimentar, e um projeto agro ecológico conduzido sob o Programa de Suporte à Política de Diálogo UE-China.



O acordo agora assinado será o alicerce para uma cooperação fortificada entre o bloco europeu e a potência asiática no nível multilateral e em discussões internacionais.

SXC
SXC