Túnel vai interligar Alemanha e Dinamarca

Um túnel subaquático vai encurtar a distância entre a Alemanha e a Dinamarca. A estrutura, que começará a ser construída em 2014 e terá 18 km de extensão, será a terceira conexão entre os dois países, que já são interligados por duas pontes. A obra ligará a cidade dinamarquesa de Rødbyhavn à alemã Puttgarden e terá duas vias para automóveis, duas para trens e uma para eventuais emergências.


O projeto custará € 5,1 bilhões e será inteiramente financiado pelo governo dinamarquês, que tem grande interesse econômico em aproximar seu país ao resto da Europa. Ao governo alemão restará somente adequar sua infraestrutura ao novo túnel.


“O objetivo é construir e operar um dos mais modernos e seguros túneis da Europa para trens e carros, que aproximará o norte da Europa e a Escandinávia ainda mais. Como resultado disso, nós criaremos oportunidades de crescimento e prosperidade para mais de 10 mil habitantes da região do estreito de Fehmarn”, diz Leo Larsen, CEO da Femern A/S.


A Femern A/S enviará o projeto do túnel para aprovação do governo alemão em 2012 e espera receber a resposta até o ano seguinte para que possa então enviar a solicitação de liberação de verba ao parlamento dinamarquês e iniciar as obras, que ficarão prontas em 2020.


Histórico


Alemanha e Dinamarca vinham discutindo já há alguns anos qual seria a melhor opção para reduzir a distância entre os dois países e haviam aprovado, em 2008, a construção de uma ponte estaiada que ligaria a ilha dinamarquesa de Lolland à alemã Fehmarn sobre o estreito de Fehmarn, no mar Báltico.


O governo dinamarquês, no entanto, voltou atrás, pois considerou que a construção de um túnel subaquático, proposta pela empresa estatal Femern A/S, seria mais segura e geraria menos impacto ambiental, além de criar mais empregos do que o projeto original.

Divulgação / Femern S/A
Divulgação / Femern S/A