TRUMPF investe na fábrica de Schramberg

oragetblobA TRUMPF está investindo cerca de € 30 milhões em um novo centro de desenvolvimento e produção de fontes de laser de estado sólido. A sua nova unidade de produção em Schramberg, na Alemanha, projetada pelo escritório de arquitetura Barkow Leibinger, contará adicionalmente com 12 mil metros quadrados, dobrando a área de produção. A expansão fornecerá espaço suficiente para todos os departamentos de produção, tais como salas limpas, montagem e escritórios, melhorando o fluxo de material e prazos de entrega. A nova unidade fabril em Schramberg deve iniciar a produção até o final de 2017. A empresa também planeja expandir o Centro de Desenvolvimento em Schramberg, inaugurado em 2013, criando um novo andar com cerca de 1800 metros quadrados. 

“A tendência para o uso de fontes de laser de estado sólido na produção industrial não mostra sinal de enfraquecimento”, diz Peter Leibinger, vice-presidente da TRUMPF GmbH + Co. KG e presidente da divisão de Tecnologia a Laser. “Schramberg é o berço da indústria de laser na Alemanha e pioneiro em lasers de estado sólido em todo o mundo. Com nossos investimentos criaremos as condições necessárias para o desenvolvimento bem-sucedido da tecnologia laser”, diz Leibinger, ressaltando a estratégia da empresa e a importância da planta de Schramberg: “Dada à forma como a indústria de laser tem se desenvolvido economicamente, estamos confiantes de que criaremos novos postos de trabalho em Schramberg nos próximos anos”.  

Demanda por lasers de estado sólido em alta   
No atual ano fiscal 2015/16, a TRUMPF forneceu, em média, cerca de 60% das suas máquinas-ferramenta de corte para aplicações com lasers de estado sólido. Para o próximo ano, a expectativa é que esse número alcance 70%. A demanda por lasers de estado sólido está crescendo continuamente em diversas áreas do processamento de material. “Muitas aplicações industriais sequer são possíveis sem o laser de estado sólido”, diz Leibinger.

 “O microprocessamento, em particular, é um campo em que os lasers estão realmente alcançando possibilidades novas e fascinantes. Mas lasers de estado sólido também se estabeleceram em fontes confiáveis em aplicações de alta potência, como fabricação de automóveis e construção naval”.  

Vantagens do laser de estado sólido      
Ao contrário dos lasers de CO2, a luz emitida a partir de um laser de estado sólido apresenta um comprimento de onda menor, medindo 1 micrômetro. Isto permite que a luz seja guiada por um cabo flexível de fibra óptica. A vantagem é que a luz do laser alcança a peça de trabalho diretamente e facilmente, tornando o laser de estado sólido muito mais simples de ser integrado em linhas de produção. Em contraste, no laser de CO² com comprimento de onda 10 vezes maior, o feixe de luz é conduzido através da reflexão de espelhos até a sua área de atuação. Outra vantagem dos lasers de estado sólido está em sua eficiência na economia de energia elétrica, tornando-se uma opção mais econômica para os fabricantes.

Foto: Divulgação TRUMPF