Trabalhos de meio turno aumentam na Alemanha


Trabalhos com carga horária de meio turno têm se tornado cada vez mais comum na Alemanha, revela um estudo feito pelo Instituto Alemão para Pesquisas Econômicas de Berlim (DIW, sigla em alemão). Os empregos de turno parcial aumentaram 40% na última década no país. Com isso, embora a taxa de ocupação tenha aumentado, o número de horas trabalhadas diminuiu.



De acordo com o DIW, cerca de um quarto dos alemães empregados trabalham meio período. Uma das razões apontadas pelo estudo é a expansão de vagas no setor de serviços, que emprega principalmente mulheres. A participação de profissionais qualificados nesse tipo de vagas também cresce, mas quase a metade delas é ocupada por pessoas com formação menos avançada.



São diversas as razões que levam os profissionais a buscarem trabalhos que não ocupam todo o dia. Para as mulheres, os motivos familiares predominam; enquanto os homens estão mais relacionados a questões de qualificação.



O principal motivo, no entanto, é a falta de vagas em tempo integral. No ano passado, cerca de 2 milhões de trabalhadores de meio turno procuraram este tipo de emprego por falta de uma opção melhor – número que praticamente não mudou desde 2005, mesmo com melhoras nas  taxas de emprego na Alemanha.

Bundesagentur für Arbeit
Bundesagentur für Arbeit