Soluções em cloud impulsiona resultados da SAP no Brasil

xxxSAP anuncia os resultados Brasil do segundo trimestre do ano fiscal de 2017. Como destaque, a empresa elevou em três dígitos seus novos negócios em nuvem, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Esse trimestre foi o sexto consecutivo em que a empresa reportou crescimento na receita com vendas na modalidade de cloud. Também foi registrado um aumento de três dígitos nas vendas de soluções em nuvem para pequenas e médias empresas realizadas por meio de parceiros.

“As empresas estão entendendo as vantagens das soluções em cloud, não só pela questão da diferença do investimento, mas, principalmente por ser um caminho mais flexível para a inovação e a digitalização dos processos e negócios das organizações”, afirma Cristina Palmaka, presidente da SAP Brasil. “Com um portfólio completo para o mercado, conseguimos nos tornar o parceiro ideal para colaborar na estratégia de crescimento das organizações, mesmo em tempos desafiadores”.

Entre as ofertas em nuvem, a solução de para gestão de compras SAP Ariba, teve destaque, alcançando expansão de três dígitos. Uma das empresas que adquiriram a solução foi O Boticário. A terceira maior empresa de cosméticos do Brasil e maior franquia de cosméticos do mundo decidiu mover seus negócios para a nuvem. Com 4.070 lojas no Brasil e nove em outros países, a empresa selecionou uma série de soluções da SAP para ajudar a reduzir a complexidade dos seus negócios de varejo, entre elas o software SAP Ariba e a aplicação SAP IBP, também em nuvem, que é uma ferramenta de planejamento para gerenciamento da cadeia de suprimentos.

Outras soluções em nuvem que apresentaram um aumento de três dígitos foram SAP HEC (HANA Enterprise Cloud), que permite a transição de aplicações on premise para um ambiente de nuvem, com processamento em tempo real, e SAP Cloud Platform, plataforma como serviço (sem a necessidade de se ter a infraestrutura tecnológica) voltada para o desenvolvimento de aplicações que conectam pessoas, máquinas e dispositivos e empresas.

Um importante cliente de cloud conquistado pela SAP Brasil no trimestre foi a Embraer, terceira maior empresa de aviação civil do mundo, que adquiriu a solução Concur Travel & Expenses para melhorar seus processos de conformidade, a experiência dos clientes internos e para reduzir custos.

A SAP foi escolhida para ser o parceiro tecnológico do Grupo Moura e sustentar o seu crescimento nos próximos anos. A SAP irá apoiar o processo de transformação digital da empresa. Além do SAP S/4HANA, a Moura vai implementar as soluções cloud SAP SuccessFactors, SAP Ariba, SAP Fieldglass e SAP Hybris, para suas áreas de negócios. A Moura também adquiriu o serviço de treinamento e educação Learning HUB e o SAP HANA Enterprise Cloud, a nuvem privada SAP para dar suporte ao SAP S/4HANA. Com 59 anos de existência e uma capacidade de produção superior a oito milhões de baterias por ano, a Moura é líder no setor automotivo na América do Sul.

Especificamente por indústria, a SAP Brasil teve destaque nas vendas para os setores de Produtos de Consumo, Engenharia e Construção e Bancos, todos com um crescimento acima de três dígitos.

Cloud em alta também na América Latina
Os negócios em nuvem na região continuam em crescimento sólido, atingindo alta de dois dígitos. Além do Brasil, outro destaque da SAP na América Latina foi o México, que teve um aumento de três dígitos em sua receita com assinaturas de cloud de clientes de sua base. No México também houve um importante aumento de dois dígitos nas vendas de licença de software, mesmo crescimento registrado no Chile nessa mesma modalidade de venda, também chamada de On Premise.

Crescimento global
Globalmente, no segundo trimestre deste ano, a SAP reportou um crescimento de 33% na receita com novos negócios na nuvem, atingindo a marca de 340 milhões de Euros. Já as vendas de licenças de software subiram 4%, chegando a um total de 1,09 mil milhões de euros.