Setor de óleo e gás tem transações recorde

O número de acordos de fusões e aquisições no setor de petróleo e gás em 2010 superou o recorde histórico de 2002, quando foram verificadas 26 transações. Segundo uma pesquisa da empresa de consultoria KPMG, de janeiro a dezembro foram registrados 34 acordos, 30% a mais do que naquele ano.


O crescimento em relação a 2009 chegou a 325%. “No acumulado de 2010, o setor de petróleo e gás foi o quinto com mais transações”, avalia Paulo Guilherme Coimbra, sócio da KPMG especialista no setor de Petróleo e Gás. Segundo ele, a euforia dos investidores na área é motivada pela expansão das reservas brasileiras com o pré-sal e pelas oportunidades geradas, principalmente, para a cadeia de fornecedores de equipamentos e prestadores de serviços da indústria.


Conforme a pesquisa, do total das transações efetuadas, 15 foram lideradas por grupos estrangeiros adquirindo companhias brasileiras ou companhias estrangeiras estabelecidas no Brasil. Estados Unidos, Reino Unido e China se destacam frente ao crescente interesse global no setor.


Companhias brasileiras realizaram 19 operações, sendo 13 de grupos nacionais adquirindo outras empresas estabelecidas no Brasil. As outras seis foram de brasileiras adquirindo companhias no exterior, o que reforça que o processo de internacionalização das companhias nacionais também está em alta.

Divulgação/Petrobras
Divulgação/Petrobras