Sentimento econômico alemão tem forte alta

O indicador de sentimento econômico na Alemanha, calculado pelo instituto de pesquisa ZEW (Centro para a Pesquisa Econômica Europeia), teve um forte crescimento de 22,6 pontos de novembro para dezembro, ficando, no mês atual, em 6,9 pontos, contra -15,7 pontos em novembro, o primeiro resultado positivo desde maio deste ano.

De acordo com comunicado do ZEW divulgado nesta terça-feira (11), o crescimento do indicador mostra que os analistas do mercado financeiro esperam que a atividade econômica se estabilize até o início do verão europeu de 2013. "Indicadores econômicos positivos dos EUA podem ter contribuído para essa avaliação, estimulando a esperança de que a economia global ganhe ritmo. No entanto, considerando-se que o indicador de sentimento econômico está apenas marginalmente acima da linha dos zero pontos, a economia da Alemanha está mais propícia a ir ao fundo do poço do que a já experimentar uma recuperação nos próximos seis meses", diz o texto.

"Apesar de o esfriamento da atividade econômica durar até o início de 2013, a Alemanha não terá que encarar uma recessão. No entanto, esse prognóstico se aplica apenas se a crise na zona do euro não se aprofundar novamente", afirma o presidente do ZEW, Wolfgang Franz.

As expectativas econômicas para a zona do euro medidas pelo ZEW também aumentaram em dezembro, passando para 7,6 pontos um aumento de 10,2 pontos frente a novembro.

O ZEW fez a pesquisa de 26 de novembro a 10 de dezembro, com 278 analistas.