Sentimento econômico alemão sobe após 4 baixas


O indicador de sentimento econômico da Alemanha, elaborado mensalmente pelo instituto alemão de economia ZEW, cresceu 7,3 pontos em setembro, após cair por quatro meses seguidos. O índice está agora em -18,2 pontos, contra -25,5 pontos em agosto.



Segundo o ZEW, o valor negativo do indicador mostra que os especialistas do mercado financeiro consultados ainda esperam que a economia alemã perca impulso nos próximos seis meses, mas o fim da tendência de baixa em setembro também revela a percepção de que o enfraquecimento econômico será mais moderado.



O instituto ressaltou que a avaliação dos especialistas antes e depois da decisão da Corte Constitucional alemã de que o país está autorizado a ratificar o Mecanismo de Estabilidade Europeu (ESM, na sigla em inglês) não variou. “Já o anúncio do Banco Central Europeu (BCE) de que vai comprar diretamente títulos da dívida de países em dificuldade, que é uma decisão problemática, pode ter contribuído para a melhoria do sentimento econômico. No entanto, a crise da dívida ainda não está solucionada, e os riscos para a atividade econômica continuam”, afirma o residente do ZEW, Wolfgang Franz.



Apesar do fortalecimento do sentimento econômico, a avaliação dos especialistas sobre a situação econômica atual da Alemanha caiu 5,6 pontos em setembro na comparação com o agosto, fechando na marca de 12,6 pontos. As expectativas econômicas em relação à zona do euro, por outro lado, melhoraram significativamente neste mês, aumentando 17,4 pontos – embora o indicador ainda permaneça negativo, em -3,8 pontos.

SXC
SXC