Seguindo estratégia de crescimento, Evonik foca em portfólio especializado

A Evonik estabeleceu o compromisso de se tornar a melhor empresa de especialidades químicas do mundo. No evento “Meet the Management”, realizado em 14 de setembro em Londres, o vice-presidente da diretoria executiva Harald Schwager confirmou que a execução da estratégia da empresa segue no curso previamente estabelecido. A Evonik está focando em um portfólio mais balanceado e mais especializado, capacidades inovadoras de ponta e uma cultura mais aberta e mais orientada ao desempenho.

Do ponto de vista do portfólio, a Evonik continua fortalecendo os negócios de crescimento nos segmentos Nutrition & Care e Resource Efficiency. “Nossos quatro motores de crescimento constituem os componentes essenciais do nosso portfólio de especialidades”, disse Schwager. “Ao mesmo tempo, estamos assegurando um equilíbrio saudável entre crescimento e negócios financeiros”.

Os negócios de crescimento da Evonik abastecem mercados de alta atratividade com retornos acima da média. Com o investimento nessas áreas, a Evonik vai se manter alinhada com a demanda de crescimento constante dos clientes. Os negócios financeiros atualmente demandam poucos investimentos e representam retornos de caixa fortes e estáveis.

A gestão do portfólio na Evonik está alinhada com a redução da complexidade na empesa. O objetivo da Evonik é simplificar o portfólio e, com isso, reduzir custos. Com as medidas atualmente sendo implementadas, incluindo a planejada venda do negócio de metacrilatos, o portfólio futuro vai consistir em apenas 17 linhas de negócio em vez das atuais 22.

O exemplo mais recente é a fusão das linhas de negócios Household Care e Personal Care, formando a nova linha de negócios Care Solutions. “Vamos separar o negócio de maneira clara entre produtos padrão e especialidades, permitindo uma abordagem ainda mais dirigida aos clientes. Além disso, vamos reduzir a complexidade por meio de uma estrutura organizacional mais enxuta e um setup de produção mais eficiente”, disse Reiner Beste, responsável pelo segmento Nutrition & Care.

Com a anunciada venda do site americano de Jayhawk, que integra o segmento Performance Materials, a Evonik dá mais um passo na otimização do seu portfólio mediante a alienação de ativos não essenciais e focando suas atividades em especialidades químicas com altas margens.

“Vamos continuar alocando capital para os nossos negócios de crescimento por meio de projetos de crescimento orgânico – como o investimento recentemente anunciado em nossas capacidades de sílicas ou poliamidas. Nosso sólido portfólio de especialidades no segmento Resource Efficiency – em combinação com contínuas melhorias de eficiência e realização de sinergias – vai continuar apoiando o nosso bem-sucedido histórico de crescimento”, disse Dr. Claus Rettig, responsável pelo segmento Resource Efficiency.

A rigorosa execução da estratégia da empresa está valendo a pena e se reflete no desempenho financeiro: baseados no sólido desempenho operacional do primeiro semestre e no bom início do segundo semestre do ano, a Evonik confirma a sua previsão de um EBITDA ajustado entre 2,6 e 2,65 bilhões de euros para o ano de 2018 completo.

Foto: Divulgação Evonik