“Se o Euro cair, a Europa também cairá”

Durante um discurso realizado no Parlamento alemão, na quarta-feira (19), a Chanceler Angela Merkel comentou as possíveis consequências para a União Europeia (UE), caso o Euro não volte à estabilidade. Segundo Merkel, o que está em jogo é “muito mais que uma moeda. É a preservação da visão europeia”. Ela disse ainda que, “se o Euro cair, a Europa cairá também”, mas caso o problema seja resolvido, “ a Europa e o Euro sairão dessa situação mais fortalecidos do que antes”.


Segundo a Chanceler, para sair da crise, a Europa deverá adotar três importantes resoluções: uma nova cultura de estabilidade, medidas rigorosas para regular os mercados financeiros e a identificação e eliminação de todas as fraquezas estruturais do sistema financeiro.


Novas regras


 Ao comentar o pacote de € 750 bilhões de ajuda aos países da zona do euro, anunciado no começo de maio, Merkel destacou que, a partir de agora, a concessão de auxílio financeiro será feita sob condições rígidas. Os países beneficiários deverão ter fundos próprios e aceitar um severo monitoramento do Fundo Monetário Internacional (FMI).

REGIERUNGonline/Bergmann
REGIERUNGonline/Bergmann