Saldo positivo na Cúpula de Madrid

A reunião de Cúpula entre União Europeia (UE), América Latina e Caribe, que aconteceu entre os dias 17 e 19 de maio em Madrid, representou um primeiro passo em direção à reaproximação entre as três regiões. Nesse sentido, José Luis Rodríguez Zapatero, primeiro ministro espanhol e presidente da UE, sublinhou no último dia da Cúpula a “necessidade de desenvolver uma relação cada vez mais próxima”.


 Entre os objetivos alcançados, destaca-se a finalização, após dois anos de negociação, de um acordo comercial entre o bloco europeu e a América Central. Além disso, Zapatero enfatizou a decisão de retomar as negociações com a América Latina a fim de chegar a um acordo comercial definitivo entre UE e Mercosul.


 Bons resultados


 A presidente da Argentina Cristina Kirchner destacou que, “pela primeira vez, um diálogo foi proposto sem dogmatismos e posições conservadoras”. A presidente atribuiu essa mudança de atitude à crise econômica, que possibilitou a aceitação de pontos de vista e perspectivas diferentes entre ambas as partes.


Para José Manuel Barroso, presidente da Comissão Europeia, dada a situação instável pela qual muitos países ainda passam, é necessário manter o rumo e dar “respostas globais” aos desafios que se apresentam – objetivo que, segundo ele, foi cumprido na Cúpula.

SXC
SXC