Retomada da economia se confirma na Alemanha

Os dados divulgados nesta terça-feira (15) sobre o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha no último trimestre de 2010 confirmam a solidez da recuperação econômica do país. Conforme o Escritório Federal de Estatísticas (Destatis), a economia alemã registrou alta de 0,4% entre outubro e dezembro do ano passado e correspondeu às expectativas dos analistas, encerrando o ano com um crescimento de 3,6%. Em 2009, o PIB do país havia recuado 4,7%.


Em entrevista ao jornal “Die Welt”, o Ministro alemão da Economia, Rainer Brüderle, comemorou os números positivos. “Após a crise econômica mundial, a Alemanha joga outra vez na Liga dos Campeões das economias. O crescimento está mais sólido e estável e os números de pessoas empregadas são os mais altos desde a reunificação”, disse o ministro.


Brüderle atribui o crescimento da economia do país às pequenas e médias empresas, que têm investido cada vez mais em pesquisa e desenvolvimento (P&D) e criado mais empregos.


Para o ministro, o país precisa aprender a lidar com os problemas atuais relacionados ao êxodo demográfico, às mudanças climáticas e à energia para continuar crescendo. O político também acredita que, para se manter líder em pesquisa, desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias, o país precisa investir na qualificação da sua mão de obra.


A expectativa dos analistas do Destatis é que, no primeiro trimestre de 2011, a economia alemã continue crescendo, impulsionada principalmente pelo bom clima de consumo.

Picture alliance / dpa
Picture alliance / dpa