Protecionismo prejudica acordo Mercosul-UE


O presidente da Comissão Europeia (CE), José Manuel Durão Barroso, alertou hoje (4) que as “medidas protecionistas” adotadas por alguns países do Mercosul dificultam as negociações para um acordo de livre comércio com a União Europeia. Segundo ele, os 27 países do bloco se interessam pelo acordo.



Durão Barroso referiu-se indiretamente à Argentina. Recentemente, a presidente do país, Cristina Kirchner, adotou uma série de medidas para controlar as importações no território nacional.



Na semana passada, a CE decidiu abrir uma investigação, após receber uma denúncia no Conselho Europeu de Biodiesel, que considera as importações do biodiesel argentino suspeitas de comercialização a preço mais baixo do que as tarifas combinadas com o país.



“É justo afirmar que as recentes atitudes protecionistas de alguns membros do bloco [sul-americano] não ajudam”, disse Durão Barroso, em discurso para embaixadores sul-americanos e europeus.



A próxima Cúpula União Europeia e América Latina está marcada para janeiro de 2013, no Chile. “[Espero que neste encontro ocorra uma] mensagem clara contra o protecionismo e certas formas de populismo”, disse Durão Barroso, lembrando que o acordo de cooperação firmado entre a Europa e o Brasil, oficializado em 2007, permitiu progressos, mas não “atingiu seu total potencial”.



Com informações da Agência Brasil

Divulgação Bundesbank
Divulgação Bundesbank