Projeto EMBRAPII leva economia e produtividade à indústria automotiva

 

A EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) vai financiar a criação de um sistema de inspeção inteligente para garantir que o processo de fabricação das chapas de aço utilizadas na produção de peças automotivas esteja livre de falhas. O projeto de mais de R$2 milhões será desenvolvido pela Unidade EMBRAPII ISI Sensoriamento, no Rio Grande do Sul, em parceria com a empresa Soluções Usiminas, sendo que 1/3 do valor será financiado pela EMBRAPII. A assinatura aconteceu em São Leopoldo (RS), dia 1 de agosto.

“ O Brasil tem pesquisadores extremamente capacitados. A EMBRAPII atua para unir a indústria a centros de pesquisas. Assim podemos ampliar a capacidade de produção e também a competitividade das empresas brasileiras”, destaca Jorge Guimarães, diretor-presidente da EMBRAPII.

O Brasil é o 9º produtor de autopeças e veículos no mundo. Internamente, o setor automotivo responde por 22% do PIB industrial e gera cerca 1,3 bilhão empregos diretos e indiretos no país. Os números impressionam, mas ainda há capacidade produtiva ociosa na indústria. Para melhorar a produção com mais economia de recursos e de tempo, um dos pontos importantes é ter matéria-prima de qualidade.

As chapas de aço podem apresentar micro furos, gramaturas inadequadas, abaulamentos e deformações geométricas não facilmente identificadas pelo olho humano, mas que podem inviabilizar a utilização na indústria automotiva. Na maioria das vezes, o erro só é identificado no momento final, na linha de montagem, após a chapa ter passado por todo processo fabril no qual lhe são agregados valor e molde de acordo com o veículo em que será colocada.

“Além da matéria-prima, há perda de tempo e recursos utilizados na melhoria da chapa. O processo fabril, que é mecanizado e intercalado, precisa ser paralisado para que aquele veículo seja retirado da linha de produção e, todo o lote de chapa precisa ser inspecionado”, destaca Victor Gomes, gerente de operações do ISI Sensoriamento.

 Como é a tecnologia

O sistema será inserido no final do processo de fabricação, momento em que a chapa será inspecionada para evitar falhas na produção, permitindo entregar um produto final com mais qualidade e confiabilidade. Além disso, ao encontrar um erro, o sistema também garante a rastreabilidade das falhas em toda a logística da cadeia (desde a laminação do aço até o momento de entrega do produto final), identificando se o erro é humano, de transporte ou de processo.

“A coleta de informações permitirá utilizar técnicas de ciência de dados (Analytics, Big Data, etc.) para aprimorar todo o processo de fabricação das chapas, possibilitando aumento da competitividade, redução de custos operacionais, integração de sistemas, maior inteligência nos processos e até mesmo melhorar as relações com clientes e fornecedores. Tudo isso está diretamente ligado ao conceito da manufatura avançada (Indústria 4.0).”, destaca Victor Gomes.

Divulgação: Shutterstock