Projeto da UE capacita laboratórios de fármacos no País

Laboratórios de fármacos e medicamentos brasileiros receberam capacitação para adequação a normas internacionais no mês de junho. Realizada por meio de um projeto de cooperação técnica cofinanciado pela União Europeia (UE), a série de cursos buscou estimular o desenvolvimento da cadeia produtiva de fármacos e medicamentos por meio da implantação de sistemas de gestão da qualidade em laboratórios.


Quatro capitais brasileiras sediaram as aulas promovidas pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Participaram profissionais da Rede de Laboratórios Colaboradores da Farmacopeia Brasileira (Relaf), entidade responsável por realizar estudos referentes à qualidade de fármacos e medicamentos no Brasil, além do monitoramento de substâncias químicas de referência.


A iniciativa é o primeiro passo para que os laboratórios tenham a acreditação do Inmetro. “A qualidade dos resultados obtidos nesses laboratórios é a garantia de que os produtos da Farmacopeia Brasileira são confiáveis e reprodutíveis”, afirma o coordenador do Centro de Estudos e Desenvolvimento Analítico Farmacêutico da Universidade Federal de Minas Gerais (Cedafar/UGMG), Gerson Antonio Pianetti.


O Projeto de Apoio à Inserção Internacional de Pequenas e Médias Empresas Brasileira (PAIIPME), é o maior projeto de cooperação técnica da UE em execução na América Latina e já beneficiou mais de 2,5 mil pequenas e médias empresas, com ações de assistência técnica, formação de recursos humanos e aquisição de equipamentos de alta complexidade tecnológica, entre outras ações.

SXC
SXC