Projeções revelam bom momento da economia alemã

A Confederação das Câmaras Alemãs (DIHK) divulgou um novo boletim conjuntural sobre a economia alemã. O relatório projeta um crescimento de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2011, frente ao ano passado. Em outubro de 2010, a DIHK esperava crescimento de 2,5%.


A revisão para cima do crescimento econômico alemão reflete o otimismo frente ao desempenho nos primeiros quatro meses do ano – a economia cresceu 1% até agora. A tendência de crescimento sustentado também levou outros institutos econômicos e instituições financeiras a expandirem as projeções para este ano: o Governo elevou as previsões de 2,3% para 2,6%; o banco KfW, de 2,3% para 3,0%; e o relatório conjunto das instituições estima que a economia cresça 2,8%, ante à previsão inicial de 2,5%.


O aumento do preço dos commodities e da energia representa o principal risco na visão das empresas. Mas os efeitos dessa alta não serão tão fortes pois outros setores caminham bem, segundo a DIHK: os pedidos à indústria aumentam, as exportações seguem fortalecidas, bem como o consumo interno.


Com a economia caminhando bem, as empresas também investirão mais neste ano. Elas responderão pela maior parte dos investimentos previstos para o país, cujo crescimento é estimado em 10% ante o ano anterior.

Bundesbank
Bundesbank