Produção industrial brasileira desacelera

Segundo a Sondagem Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada nessa quarta-feira (27), o ritmo da produção industrial brasileira no primeiro trimestre foi abaixo do normal esperado para o período.


A contração aconteceu principalmente devido à queda do indicador de produção em março, que atingiu 53,3 pontos, ficando 9,6 aquém do mesmo mês do ano passado.


Para Renato da Fonseca, gerente executivo da Unidade de Pesquisa da CNI, a retração do mês de março deve-se principalmente ao feriado de carnaval, que reduziu o número de dias úteis. Além disso, o mesmo período do ano passado teve movimento atípico, graças à extinção dos incentivos fiscais nas compras de automóveis e eletrodomésticos, provisoriamente criados para enfrentar a crise financeira de 2008.


O levantamento ainda aponta que a queda no ritmo de produção afetou principalmente as pequenas empresas que recuou de 58,5 pontos em março do ano passado para 50,1 no mesmo mês de 2011. Apesar desse resultado o emprego na indústria aumentou 0,5 pontos em março.


 As expectativas para os próximos seis meses são otimistas, o índice de acesso ao crédito atingiu 61,7 pontos em abril, mostrando que os empresários apostam no aumento do consumo para os próximos meses.


A pesquisa de Sondagem Industrial realizada pela CNI foi feita com 1,5 mil empresas entre 31 de março e 14 de abril. Os indicadores variam de 0 a 100, sendo que os maiores que 50 representam evolução ou expectativa positiva.

Divulgação/ Volkswagen
Divulgação/ Volkswagen