Preço dos imóveis sobe na Alemanha

Os preços de venda das casas próprias recém construídas na Alemanha cresceram 3,8% em 2010 frente ao ano anterior, segundo dados da consultoria em pesquisa mercadológica BulwienGesa.


O estudo, realizado em 125 cidades alemãs, também mostra que os aluguéis de moradia tiveram alta de 2,4%. Essa tendência é resultado da boa conjuntura e dos baixos juros no setor, segundo Instituto de Economia alemã de Colônia (IW Köln). Escritórios e prédios comerciais ficaram cerca de 1% mais caros, porém o aumento dos preços no segmento deverá desacelerar em 2011 devido à alta taxa de desocupação.


Para o IW Köln, a Alemanha está tirando proveito da sua sólida política financeira. A maior parte dos imóveis são financiados a longo prazo e, sendo assim, as mudanças nos juros e as condições do mercado de capital influenciam menos os preços.


Os especialistas da BulwienGesa esperam que nesse ano a economia do país continue em recuperação. Para eles, exceto por ocasionais diferenças demográficas, os preços deverão continuar subindo e o mercado se desenvolvendo.

sxc
sxc