Preço do café ficará 15% mais caro

Os consumidores alemães de café terão que pagar mais pelo grão em 2011, como revela o Escritório Federal de Estatísticas (Destatis) da Alemanha. Os preços em março desse ano ficaram 14,7% acima do mesmo período do ano passado.


Um dos principais motivos desse resultado, segundo o Destatis, é o continuo aumento nos preços de importação do café cru a partir de 2004, crescendo 32% só no ano passado. O aumento no preço do café cru é repassado aos produtores de grãos e depois chega aos consumidores.


Em fevereiro desse ano, os preços das importações de café estavam 76,2% acima dos anotados no mesmo período de 2010, sendo que, nesse mesmo mês o aumento repassado ao consumidor foi de 9%.


Brasil


O café é o primeiro produto no ranking de exportações do Brasil para a Alemanha. Segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), foram exportados para a Alemanha, de janeiro a março de 2011, US$ 376,2 milhões em café cru, representando uma fatia de 17,6% das exportações para esse país.

SXC
SXC