Porsche realiza investimentos substanciais

porsche menosA Porsche AG estabeleceu novos recordes de entregas, faturamento e resultados operacionais no ano fiscal de 2017, entregando um total de 246.375 veículos (+ 4%) e aumentando seu faturamento em 5%, para 23,5 bilhões de euros. O lucro operacional aumentou 7%, atingindo 4,1 bilhões de euros (em 2016: 3,9 bilhões de euros). Como resultado, o retorno operacional em vendas aumentou de 17,4% no ano anterior para 17.6%. No final de 2017, a Porsche empregava 29.777 pessoas, o que representa um crescimento de 8% em comparação com o ano anterior.

“Este relatório financeiro bem-sucedido confirma nossa estratégia. Estamos usando nosso alto nível de ganhos para apoiar um plano de desenvolvimento sem precedentes para o futuro”, explicou Oliver Blume, presidente do Conselho Executivo da Porsche AG, na coletiva de imprensa anual da empresa. Além de fazer grandes investimentos em seu principal negócio, os carros esportivos, a Porsche também está dobrando seus gastos no desenvolvimento de tendências para o futuro, comprometendo-se a investir mais de 6 bilhões de euros em eletromobilidade até 2022. O valor será dispendido em derivados do Mission E, com variantes híbridas e elétricas da atual gama de modelos, assim como no desenvolvimento de uma infraestrutura para carga de baterias e em mobilidade inteligente.

Para os próximos dez anos, a Porsche pretende continuar mantendo uma política de três pontos, incorporando motores a combustão otimizados, modelos híbridos plug-in e carros esportivos puramente elétricos, todos obviamente seguindo o típico estilo da marca. “As regiões do mundo estão se desenvolvendo em ritmos diferentes. Por isso, estamos nos preparando da forma mais flexível possível para esse período de transição”, afirmou Blume.

Em Genebra, a Porsche também apresentou o 911 GT3 RS. “O GT3 RS traz o motor naturalmente aspirado mais potente que a Porsche tem para oferecer”, declarou Oliver Blume, CEO da Porsche. O novo carro esportivo de alto desempenho conta com uma potência de 383 kW (520 cv) proporcionada por um motor de quatro litros, acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,2 segundos e atinge uma velocidade máxima de 312 km/h. Após os lançamentos do 911 GT3 e do 911 GT2 RS, esta última apresentação marcou a terceira vez em um ano em que a Porsche lançou um esportivo GT aprovado para uso na estrada.

Através de doações totalizando mais de 6 milhões de euros, a Porsche apoiou, em 2017, mais de 200 iniciativas beneficiando projetos ambientais, sociais e culturais, esportivos, educacionais e científicos. A fabricante de carros esportivos também patrocina instalações culturais e esportivas regionais, incluindo o Stuttgart Ballet, a orquestra Gewandhaus em Leipzig e o projeto para jovens atletas “Turbo for Talents”.

Negócios sustentáveis também têm um importante papel em sua área de atuação principal: desde janeiro de 2017, a Porsche AG passou a utilizar energia 100% verde. Além disso, a fabricante de carros esportivos está transformando sua logística de transportes por ferrovia num processo completamente neutro relativamente a emissões de carbono. Em 2017, a Porsche voltou a receber múltiplos prêmios internacionais por construções sustentáveis. A empresa mantém auditorias internas próprias para assegurar que seus fornecedores também implementem exigências técnicas de sustentabilidade altamente eficientes. Além disso, a companhia planeja produzir o Mission E utilizando um processo que visa neutralizar emissões de CO2.

Foto: Divulgação Porsche AG