PIB da Zona do Euro cai 4% em 2009

A economia da Zona do Euro apresentou queda de 4% em 2009, na comparação com o ano anterior. O Produto Interno Bruto (PIB) foi puxado pela desaceleração do quarto trimestre, apresentada pelos 16 países de moeda única. Entre outubro e dezembro houve um incremento de apenas 0,1% ante os três meses anteriores.


Na comparação com o mesmo período de 2008, o resultado é ainda menos alentador: o PIB das nações de moeda única teve contração de 2,1%. Os números do Gabinete de Estatísticas da União Europeia – Eurostat, divulgados hoje, surpreenderam negativamente, já que o órgão europeu trabalhava com uma estimativa de alta de 0,3% para o último trimestre do ano.


Analistas acreditam que o baixo desempenho das principais economias do bloco contribuiu para o resultado. Na Alemanha, o maior país da Zona do Euro, por exemplo, o PIB do quarto trimestre ficou estável em relação ao terceiro trimestre, ante uma expectativa de crescimento de 0,2%. Em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, houve queda de 2,4%.


Os dados detalhados da Alemanha e da Zona do Euro serão divulgados, respectivamente, somente no dia 24 de fevereiro e 04 de março.

SXC/Divulgação
SXC/Divulgação