PIB cresce na zona do euro e na Alemanha

O Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro a da União Europeia (UE) ficou praticamente estável no primeiro trimestre do ano – avançou 0,2% no período, em relação aos três meses anteriores, conforme estimativas do departamento de estatísticas da UE – Eurostat.


Na comparação com o mesmo período do ano passado, com ajuste sazonal, o PIB teve expansão de 0,5% na área da moeda comum e de 0,3% no bloco europeu.


Alemanha


Na Alemanha, o PIB também aumentou 0,2% entre janeiro e março deste ano, em relação ao trimestre anterior, de acordo com a agência federal de estatísticas do país – Destatis. O crescimento foi inesperado, pois as previsões iniciais eram de retrocesso de 0,1%. Na comparação com igual período de 2009, a expansão foi de 1,7%. A formação de capital em máquinas e equipamentos e as exportações contribuíram positivamente para o resultado, aponta o Destatis.


Para o Presidente-Executivo da Confederação alemã das Câmaras de Comércio e Indústria (DIHK), Dr. Martin Wansleben, a economia da Alemanha está melhor do que muitos pensavam. “A DIHK considera realista a previsão de crescimento de 2,3% do PIB para este ano”, afirma.


Os economistas da agência esperam agora um crescimento ainda maior para o trimestre atual, podendo chegar a 1%.