PIB alemão tem leve alta no primeiro trimestre

A economia alemã se manteve estável nos primeiros três meses de 2011. De acordo com dados preliminares divulgados pelo Instituto Alemão de Pesquisas Econômicas de Berlim (DIW), nesta quinta-feira (28), o Produto Interno Bruto (PIB) do país cresceu 0,9% no período.


Os especialistas atribuem a leve alta à recuperação do setor de construção civil, que impulsionou a indústria local, além de gerar mais empregos. “As condições meteorológicas favoráveis beneficiaram o segmento [construção civil] de uma forma que não é comum para o primeiro trimestre do ano”, explica o especialista do DIW, Vladimir Kuzin.


Para os próximos três meses, os estudiosos preveem um crescimento mais tímido, de apenas 0,6%. A desaceleração será causada pela redução da demanda da construção civil, considerada natural. A conjuntura econômica, no entanto, continuará positiva.


Desemprego


Em abril, 40,5 milhões de alemães conseguiram uma colocação profissional, reduzindo o número de desempregados a 3,07 milhões. A taxa de desemprego no país caiu, portanto, três pontos percentuais na comparação com o mês anterior, ficando em 7,3%.


De acordo com o Ministério do Trabalho, quase 28 milhões do total de cidadãos que conseguiram um emprego esse mês recebiam assistência social do governo.

SXC
SXC