PIB alemão sobe 0,3% no 3º trimestre do ano

O Escritório Federal de Estatísticas da Alemanha (Destatis) divulgou, nesta quinta-feira (14), que o Produto Interno Bruto alemão subiu 0,3% de julho a setembro de 2013, em relação aos três meses imediatamente anteriores. De abril a junho, o crescimento do PIB havia sido maior, de 0,7%, após uma estagnação no 1º trimestre do ano.

A demanda doméstica foi a única a dar uma contribuição positiva para o resultado do 3º trimestre. O consumo das famílias e do governo foi ligeiramente maior do que no trimestre anterior, bem como a formação bruta de capital fixo (tanto do lado do investimento das indústrias em máquinas e equipamentos quanto em construção), na relação com o 2º trimestre. O saldo entre importações e exportações, por outro lado, teve uma contribuição negativa no PIB, já que, enquanto as importações continuaram crescentes, as exportações foram menos dinâmicas quando comparadas ao trimestre anterior.

Na comparação anual, o PIB alemão de julho a setembro igualmente aumentou – em 1,1% em relação ao mesmo período de 2012. De acordo com cálculos provisórios do Destatis, o desempenho econômico do 3º trimestre foi obtido por 42 milhões de trabalhadores no território alemão, o que representa um crescimento de 0,6% (253 mil pessoas) em relação ao ano anterior.

SXC
SXC