PIB alemão cresce 0,1% no 1º trimestre

O Escritório Federal de Estatísticas da Alemanha (Destatis) divulgou nesta quarta-feira (15) que o PIB (Produto Interno Bruto) alemão cresceu apenas 0,1% nos primeiros três meses do ano, na comparação com o trimestre anterior. Segundo o órgão, uma das razões para esse pequeno crescimento foi o tempo extremamente frio no período. No último trimestre do ano passado, a economia alemã sofreu uma queda de 0,7%, e, considerando-se 2012 como um todo, o PIB aumentou 0,7%.

Na comparação trimestre a trimestre, o crescimento de 0,1% de janeiro a março foi baseado quase exclusivamente na demanda das famílias alemãs, que aumentaram seu consumo no início do ano (ao contrário dos três meses finais de 2012, quando o consumo caiu). No que tange à formação bruta de capital fixo (compra de máquinas, equipamentos e material de construção por parte das empresas), a tendência negativa observada em 2012 continua, com nova queda nesse quesito no primeiro trimestre. A balança de exportações e importações quase não teve impacto no crescimento econômico no período.

De acordo com cálculos iniciais do Destatis, o PIB de janeiro a março foi alcançado por 41,5 milhões de trabalhadores no território alemão, um aumento de 293 mil pessoas sobre o ano anterior.

O fraco crescimento da economia alemã não evitou a nova queda do PIB da zona do euro no primeiro trimestre – de 0,2%, na comparação com os três meses anteriores – divulgada pelo Instituto de Estatística da União Europeia (Eurostat) também nesta quarta-feira.

Thomas Imophototek
Thomas Imophototek