Petróleo e Gás batem recorde em fusões

Um levantamento realizado pela empresa de auditoria e consultoria KPMG aponta que, de janeiro a junho deste ano, 21 novas fusões e aquisições (F&A) no setor de Petróleo e Gás foram realizadas no Brasil. Em todo o ano de 2009, oito transações foram registradas. Os números desse ano representam, portanto, um recorde histórico, com 162% de crescimento. A consultoria atribui o resultado positivo às perspectivas de exploração do pré-sal no País, que motivam as empresas a concretizar negócios.


“Com a expectativa de crescimento das reservas brasileiras através do pré-sal e os investimentos associados a exploração dessas reservas, o Brasil passa a ser um dos mercados mais atraentes para F&A no setor de Petróleo e Gás”, declara Paulo Guilherme Coimbra, diretor da área de Corporate Finance da KPMG no Brasil.


Do total de transações, 13 foram realizadas por empresas brasileiras que adquiriram outras companhias nacionais ou estrangeiras. O restante das operações foram concretizadas no sentido contrário: grandes petroleiras internacionais compraram oito empresas nacionais.


Coimbra explica que o setor está passando por um processo de consolidação que envolve principalmente fornecedores de máquinas e equipamentos e prestadores de serviços da indústria.


“A maioria das transações realizadas neste período foi por empresas deste perfil e a tendência é que esse movimento continue”, completa o executivo.

Divulgação / Petrobras
Divulgação / Petrobras