Pesquisa traz avaliação internacional sobre o País

O Monitor da Percepção Internacional do Brasil, realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mostrou que a avaliação dos agentes internacionais a respeito da condução política e econômica do Brasil diminuiu (passando de +59 para +9, numa escala de -100 a +100). Segundo o Ipea, 38% dos entrevistados se disseram contrários à política econômica atual, enquanto 34% se declararam favoráveis.


O indicador, calculado trimestralmente, avalia três temáticas: aspectos econômicos, sociais e político-institucionais. A pesquisa consulta agentes internacionais como representações de governo, câmaras de comércio, organizações multilaterais e empresas com controle estrangeiro.


Indicadores sociais


Em relação à pesquisa anterior, realizada em julho deste ano, o indicador referente à pobreza subiu de +32 para +43, enquanto aquele referente à desigualdade subiu de +25 para +38 (conforme o método de cálculo, quanto maiores esses indicadores, menores são o percentual de pessoas vivendo em condições de pobreza e a desigualdade de renda esperados).


Outros indicadores que evoluíram favoravelmente entre as duas pesquisas foram os relativos às condições gerais de crédito e ao acesso da população a bens de consumo. O primeiro passou de +3 para +14, e o segundo evoluiu de +18 para +36. Com relação ao crescimento do Produto Interno Bruto e à taxa de inflação nos 12 meses seguintes, não houve variação – ficaram em +59 e +21, respectivamente.


A avaliação dos agentes em relação à segurança jurídica no Brasil apresentou piora (diminuiu de -4 para -14). Embora a maioria (72%) dos entrevistados tenha considerado que não houve alteração perceptível nessa área, 24% avaliaram que houve diminuição da segurança jurídica nos últimos 12 meses (17% julgaram que a variação foi moderada).


 


Confira mais informações no site do Ipea.

SXC
SXC