Pesquisa aponta resultados da economia mundial

Os resultados da Pesquisa Mundial sobre Economia (WES) feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica de Munique (ifo) revelam uma pequena queda no indicador de clima econômico, porém ele ainda se mantém acima da média de longo prazo. Essa leve retração deve-se principalmente à piora nas expectativas para os próximos seis meses. Entretanto, os especialistas consideram a atual situação econômica melhor que a do trimestre anterior.


No geral, esses resultados indicam que a recuperação da economia continuará lentamente no próximo semestre, porém com diferenças entre as regiões. O indicador continuará a baixar na América do Norte e na Ásia, mas subirá na Austrália e no Leste Europeu.


Em média foi contabilizado que os preços subirão moderadamente nos próximos seis meses. Também segundo análise da WES a taxa de inflação estará particularmente baixa na América do Norte e na zona do Euro, com previsão de 1,6% para cada uma.


O panorama também aponta que o dólar americano está levemente desvalorizado e a expectativa para o próximo semestre é de que esse cenário permaneça.