Pedidos de máquinas-ferramenta alemãs caem


As encomendas à indústria alemã de máquinas-ferramenta no primeiro semestre do ano caíram 13% em relação ao mesmo período do ano passado. A maior queda veio de fora da Alemanha: os pedidos domésticos diminuíram 6%, e os externos, 17% na mesma base de comparação.



As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (8) pela Associação dos Fabricantes de Máquinas-Ferramenta da Alemanha (VDW, na sigla em alemão), que ainda destacou o dado referente ao 2º trimestre do ano: 20% de queda nas encomendas em relação ao 2º trimestre de 2011.



“Os meses de abril a junho mostram que a indústria de máquinas-ferramenta não pode se dissociar dos acontecimentos macroeconômicos globais”, afirma o diretor executivo da VDW, Wilfried Schäfer. Por outro lado, ele também chama atenção para o fato de que o 2º trimestre de 2011 teve a maior alta nas encomendas externas durante todo o ano, e, portanto, a baixa nos meses de abril a junho de 2012 reflete essa base de comparação alta. Para a segunda metade do ano, a VDW espera que as encomendas do exterior se estabilizem.



De acordo com o relatório divulgado pela entidade, o setor de máquinas-ferramenta alemão tem uma ampla base de clientes domésticos, que, por sua vez, vivem da exportação. A indústria automotiva e seus fornecedores de componentes, em particular, estão investindo em novas gerações de modelos e tecnologias mais econômicas. A queda moderada nos pedidos internos no 2º trimestre do ano pode ser atribuída, assim, ao efeito pontual de grandes encomendas de tecnologia de conformação de metais.



O texto destaca ainda que as plantas industriais do setor de máquinas-ferramenta estão operando praticamente em seu máximo e que, inclusive, a utilização da capacidade instalada subiu de 95,1% em abril para 96,9% em julho. A força de trabalho, por sua vez, cresceu 6% nos primeiros cinco meses do ano, alcançando um contingente de 68.590 trabalhadores (em dezembro de 2011, eram 67.800).



“Apesar de a situação macroeconômica ter ficado significativamente mais problemática nos últimos meses, em função da crise do euro e seus efeitos na economia global, e de os investidores estarem incertos, a produção de máquinas-ferramenta continuará a crescer neste ano”, finaliza Schäfer. A previsão da VDW é de que a produção final do setor seja 6% maior que a do ano passado.

Ccommons/flickr/markyweiss
Ccommons/flickr/markyweiss