Otimismo no setor de máquinas-ferramenta

Especialistas da indústria de máquinas-ferramenta esperam uma melhora no cenário internacional em 2014. A expectativa foi abordada pelo presidente da Associação Alemã dos Fabricantes de Máquinas-Ferramenta (VDW, na sigla em alemão), Martin Kapp, na abertura da EMO Hannover, maior feira do setor metalúrgico, aberta nesta segunda-feira (16) e que acontece até o próximo sábado (21) na cidade alemã que dá nome ao evento.

A confiança da indústria, segundo a VDW, é amparada por recentes previsões sobre o crescimento da economia mundial e da produção industrial. Uma delas é a da analista britânica Oxford Economics, que dá conta de um crescimento de 6,5% no nível de investimento em 2013 de setores-chaves como as indústrias automotiva, de engenharia mecânica, de produção de metal, processamento e metalurgia, de engenharia elétrica e de eletrônicos, de mecânica de precisão e ótica, de tecnologias médica e aeroespacial, de veículos ferroviários e de construção naval. A estimativa para 2014 é de que esse crescimento do investimento dobre, chegando a 12,7%. “Isso não se traduzirá em um investimento ‘um por um’ em máquinas-ferramenta, mas a tendência é clara”, explica Kapp.

Mercado global

De acordo com a VDW, essa tendência positiva pode ser vista nas vendas globais de máquinas-ferramenta, que continuam a quebrar recorde atrás de recorde. Em 2013, espera-se um aumento de 2%, o que levaria a um valor de comercialização de aproximadamente € 68 bilhões, o maior nível do setor em todos os tempos, e um novo recorde é esperado para o ano que vem.

O crescimento é registrado em todos os dez maiores mercados. Na Ásia, as vendas têm sido puxadas pela China, pela Coreia do Sul e por Taiwan, em particular, mas a comercialização também é crescente em outros países, como EUA, México e Rússia.

Produção na Alemanha

A Alemanha é um dos maiores players no cenário mundial das máquinas-ferramenta e tem uma forte influência nas tendências do setor. No ano passado, as companhias alemãs produziram máquinas e serviços no valor de € 14,2 bilhões, o que representa um crescimento de 10% e reestabeleceu o nível pré-crise de 2008.

Martin Kapp afirma que a indústria está confiante de que os bons resultados de 2012 podem ser mantidos neste ano. No entanto, para que isto aconteça, as encomendas na segunda metade de 2013 terão que ser maiores do que na primeira metade. Comparadas ao número recorde de encomendas recebidas em 2011, houve uma queda clara na demanda. O número total de pedidos caiu 13% nos primeiros seis meses do ano – os pedidos domésticos caíram 19%, e os do mercado externo, 9%.

Apesar disso, a situação da demanda se estabilizou recentemente. O crescimento tem sido liderado por encomendas da Rússia, Coreia do Sul, Brasil e México, e Reino Unido, Áustria e Itália também têm ajudado a estimular os negócios. Os pedidos do mercado interno alemão apresentaram resultados positivos no mês de julho pela primeira vez após 17 meses, e há sinais de que as principais indústrias usuárias de máquinas-ferramenta vão investir mais em 2014. “No máximo até lá, o setor alemão poderá esperar por resultados positivos em termos de encomendas”, diz Kapp.

CCommons/flickr/Marky Weiss
CCommons/flickr/Marky Weiss