Orgânicos brasileiros em alta


O Projeto Organics Brazil, fundado em 2005 pela Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, do governo federal), pelo Instituto de Promoção do Desenvolvimento e pela Federação das Indústrias do Paraná, anunciou que encerra o ano de 2012 com US$ 129,5 milhões em negócios de exportação para os próximos 12 meses. A entidade, que divulgou o número nesta terça-feira (4), participou das principais feiras internacionais neste ano que termina: Biofach Alemanha (Nuremberg), Expo West (Ananheim), Natural & Organics Products Europe (Londres), SIAL Canadá (Toronto), NOPE Asia (Hong Kong) e Biofach America (Baltimore).

“Foi um resultado acima de nossas expectativas para um mercado que ainda se ressente da retração da economia, principalmente na União Europeia. A realidade é que o segmento de orgânicos continua em alta, com forte demanda para produtos da nossa biodiversidade em que os atributos de sustentabilidade estão presentes. Apesar da discreta recuperação da crise econômica na Europa, os mercados continuaram em crescimento com índices semelhantes aos anteriores a 2009”, afirma Ming Liu, coordenador executivo do Organics Brazil.



Ele cita alguns dos produtos em destaque: “Nos Estados Unidos, o mercado cresceu entre os produtos que já se incorporaram na cultura norte-americana, como água de coco, açaí, camu-camu e as castanhas do Brasil, que estão presentes em produtos como bebidas prontas, cereais matinais e barras de cereal. Em 2013, como tendência mundial, apostamos no crescimento do setor de ingredientes funcionais, probióticos e suplementos alimentares”.



Em 2012, o projeto aumentou as exportações do grupo de 74 empresas na ordem de 50% em relação ao ano passado. “Foi um grande resultado impulsionado pelas exportações de açúcar, pois continuamos sendo o maior exportador de açúcar orgânico do mundo, com cerca de 250 mil toneladas/ano”, explica Ming Liu. “Nossa meta para 2013 é crescer de 74 para 100 associados e gerar US$ 120 milhões em negócios de exportação”, completa.



Segundo informações da entidade, o Organics Brazil encerra 2012 com êxito na meta comercial e com novas frentes e oportunidades de atuação, como os grandes eventos internacionais. “No plano de novos mercados, a ideia é expandir para ações de parcerias com os setores comerciais de consulados e embaixadas nos países alvos, como ocorreu este ano em Hong Kong, Austrália e Canadá”, afirma a entidade em comunicado à imprensa.

CCommons/flickr/Libertate Vivere
CCommons/flickr/Libertate Vivere