ONU aprova mais sanções contra o Irã

O Conselho de Segurança da ONU, formado por Estados Unidos, França, Reino Unido, China e Rússia, aprovou, nesta quarta-feira (9), a adoção de novas sanções contra o programa nuclear iraniano. Brasil e Turquia, membros rotativos do Conselho e sem direito de veto, votaram contra as sanções e o Líbano, também membro não permanente, se absteve.


Por meio de um comunicado, Ban-Ki-moon, secretário geral da ONU, sublinhou que é de importância primordial que o Irã respeite todas as resoluções tomadas pelos membros do Conselho de Segurança e coopere com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) para a solução dos problemas em questão.


Segundo ele, essas seriam as etapas essenciais para que a comunidade internacional acreditasse que os fins do programa nuclear iraniano são pacíficos. Embora as sanções tenham sido aprovadas, o secretário geral não descarta que uma solução política seja tomada.


Para Ban, é necessário realizar ainda mais esforços diplomáticos para promover o diálogo a fim de que a questão seja resolvida da melhor maneira possível.

UN/ Mark Garten
UN/ Mark Garten