OIT: desemprego entre jovens se mantém em alta


A Organização Internacional do Trabalho (OIT) divulgou hoje (22) o estudo denominado “Tendências Mundiais do Emprego dos Jovens”. Segundo a entidade, a taxa mundial de desemprego juvenil permanece estável em seu maior nível, em torno de 12,7%, desde o auge da crise econômica, em 2009. A tendência é que não haja diminuição nesse número até 2016, e especialistas acreditam que os efeitos da crise ainda continuarão intensos até lá.



Para 2012, o relatório estima que aproximadamente 75 milhões de jovens entre 15 e 24 anos fiquem desempregados. São 4 milhões a mais em relação a 2007. “A crise do desemprego juvenil pode ser superada, mas somente se a criação de emprego para os jovens for convertida em uma prioridade essencial na tomada de decisões políticas, e se forem intensificados os investimentos do setor privado de maneira significativa”, declarou o diretor executivo do Setor de Emprego da OIT, José Manuel Salazar-Xirinachs.



A pesquisa aponta ainda que a colocação de jovens em trabalhos temporários prejudica a sua ascensão profissional e estabilização em um emprego, já que esse tipo de ocupação promove pouca ou nenhuma oportunidade de crescimento e baixa produtividade. Esse é um cenário predominante nos países desenvolvidos. Nas economias emergentes, observa-se um grande número de jovens ocupando posições de trabalho no meio familiar, não remunerado e informal, seja na cidade ou no campo.



Para minimizar o problema, o consenso é a intervenção dos governos para estimular a inserção e consolidação desses jovens profissionais no mercado formal. “Isto envolve medidas que ofereçam facilidades fiscais e outros incentivos às empresas que contratem jovens; esforços para reduzir a defasagem entre as qualificações dos jovens; programas de capacitação empresarial que integrem a formação profissional, a orientação e o acesso ao capital; e a melhoria da proteção social destinada aos jovens”, acrescentou Salazar-Xirinachs.



Solução regional



No velho mundo, atual centro da crise econômica, a União Europeia lançou um projeto que ajuda jovens em busca de emprego. “O seu primeiro emprego Eures” promove a mobilidade entre fronteiras para que jovens ocupem posições de trabalho formal em todos os países do bloco. Leia mais, clicando aqui.

CCommons por E-Sergipe
CCommons por E-Sergipe