Evonik inicia operação na cidade de Castro

Evonik, Chemie, Zentrale, Essen, Fahnen, RellinghausA empresa química Evonik concluiu o comissionamento da nova planta para fabricação biotecnológica de Biolys®, uma fonte eficiente do aminoácido L-lisina utilizado como aditivo na nutrição animal. A capacidade de produção da unidade, localizada em Castro no Paraná, será de aproximadamente 80.000 toneladas por ano e criará aproximadamente 100 empregos para profissionais altamente qualificados.

“Com esse investimento, estamos reforçando a nossa posição de liderança no mercado de aminoácidos para alimentação animal, ao mesmo tempo que aproveitamos a oportunidade de crescimento nos mercados emergentes da América Latina”, informa Klaus Engel, presidente da Diretoria Executiva da Evonik Industries AG. 

“A nova planta irá atender à crescente demanda por este componente químico, já observada há alguns anos na América Latina e, em particular, no Brasil,” explica Reiner Beste, presidente da Diretoria Executiva da Evonik Nutrition & Care GmbH. “Com a produção local, buscamos nos aproximar ainda mais dos nossos clientes no mercado brasileiro e proporcionar maior segurança no fornecimento”. Essa iniciativa conta com a sólida estrutura logística da unidade de Castro e uma ampla rede de centros de distribuição na região. 

Evonik produz Biolys® no complexo industrial da empresa americana Cargill, da qual adquire serviços locais e logística, bem como matérias-primas produzidas localmente. Os produtos agrícolas da região são utilizados como a matéria-prima principal para a fermentação.

Biolys®, com produção biotecnológica a partir de recursos renováveis, é globalmente reconhecido como fonte altamente eficiente de L-lisina para alimentação animal, promovendo sustentável redução de custos tanto na produção de ração quanto dos animais. Além disso, traz contribuições para o meio ambiente: em uma análise de ciclo de vida certificada pela TÜV Rhineland, a Evonik comprovou que o fornecimento de proteína na alimentação animal suplementada por Biolys®, entre outras vantagens, representa um conceito ambientalmente seguro para a nutrição adequada e saudável de animais. 

Ao ampliar a sua variedade de produtos além dos aminoácidos para incluir aditivos inovadores para alimentação animal, a Evonik planeja contribuir ainda mais com a eficiência da alimentação animal e assim criar valor adicional para seus clientes.

Foto: Divulgação Evonik AG