Nokia Siemens compra divisão da Motorola

A Nokia Siemens Networks, joint venture de telecomunicações formada pela alemã Siemens AG e a finlandesa Nokia, anunciou nesta segunda-feira (19) a compra da maior parte da divisão de equipamentos de redes sem fio da americana Motorola.


Com o acordo, fechado por US$ 1,2 bilhões, a companhia espera se tornar uma das maiores fornecedoras de infraestrutura de comunicação sem fio do mundo e fortalecer sua presença principalmente nos Estados Unidos e no Japão.


A compradora herdará mais de 50 clientes e fortalecerá suas relações com operadoras como a China Mobile, Clearwire, KDDI, Sprint, Verizon Wireless e Vodafone. Aproximadamente 7,5 mil funcionários da Motorola devem ser transferidos para a nova empresa quando a união for concluída, até o final do ano.


Panorama


A divisão de infraestrutura a empresa norte-americana oferece produtos e serviços para a rede sem fio que transmitem voz, dados e vídeo utilizando as tecnologias GSM, CDMA, WiMAX e LTE. No mercado de WiMAX (tecnologia de banda larga para a internet), se posiciona como líder, com 41 contratos em 21 países. Além disso, possui mais de 80 redes GSM em 66 países e 30 redes de CDMA ativas em 22 países.


A Motorola, cujo faturamento em 2009 alcançou US$ 22 bilhões, manterá os direitos sobre a chamada tecnologia push to talk, usada em telefones a rádio, conhecida como iDEN.


A Nokia Siemens Networks tem sede em Espoo, na Finlândia, e opera em 150 países.

SXC
SXC